Home

cio de cadela?

Minha cadela tem 6,5 meses e sua vulva esta sangrando e inchada, acredito que ela entrou no seu primeiro cio, é normal entrar tão cedo assim? qualquer zelo a ser tomado?

4 respostas

  • Publicada em 2008-07-26 por Anónimo

    normal,  muitas cadelas entram no cio com essa idade. Geralmente dura umas duas semanas, na primeira sangra e nesse período ela não pega cria, já na segunda semana quando pára o sangramento costuma intumescer mais e ela vai querer cruzar e pode pegar cria. É muito dificil a gente perceber essa passagem para o período fértil, por isso trate de mantê-la desde já  num lugar onde não possam entrar machos, não é bom para a cadela engravidar logo no primeiro cio. Os machos sentem o odor de longe e vão tentar se aproximar de todo jeito. Algumas cadelas são arredias e não vão deixar, mesmo na estação certa, já outras vão tentar copular quando perceberem a presença do masculino.Cuide dela!

  • Publicada em 2008-07-25 por Anónimo

    .Sabemos que as cadelas ficam no cio uma ou duas vezes por ano (conforme a raça), mas porquê exatamente é esse ciclo?
    ..................... O primeiro cio ocorre entre seis meses e dois anos, sendo que as fêmeas menores são mais precoces que as outras.
    .....................O ciclo sexual é dividido em proestro, estro, metaestro e anestro.
    .....................O proestro dura de sete a dez dias e durante essa tempo aparecem corrimentos sangüíneos. Porém, a fêmea recusa o masculino.
    .....................O estro dura de cinco a quinze dias e corresponde à quadra de acasalamento.
    .....................O metaestro dura de 110 a 140 dias. É o período de gravidez e lactação das cadelas que acasalaram. Nas outras, pode dimanar a pseudogestação (gravidez psicológica).
    .....................O anestro é o tempo em que a cadela não acasala.
    .....................Em outras palavras, durante os dez primeiros dias do cio, a cadela apresenta corrimentos sangüíneos, os outro cinco dias são próprios para o acasalamento. Porém, porquê já foi dito, isso pode variar conforme a cadela.
    ..................... Durante o cio, os cuidados com higiene devem ser dobrados. Existe no mercado uma espécie de "calcinha higiênica" que pode resolver o problema de quem tem uma fêmea em um apartamento. Ela deve ser trocada com freqüência.http://paginas.terra.com.br/lazer/caomania/cio.html

  • Publicada em 2008-07-25 por Anónimo

    bom… eu axo que o normal e entre 6 & 7 mese
    que elas entram no cio!

    sei nao mas nao tem zero d inexacto rosto fica tranquilo!
    minha cachorrinha entro no 7 mes!

    t+

  • Publicada em 2008-07-25 por Anónimo

    Pode ser cio sim! A maioria tem o primeiro entre os 6 e os 8 meses!
    Cuidados especiais? Deixar longe dos machos (mesmo se quiser que ela procrie, é melhor esperar o segundo cio)... zero de tão próprio!
    O problema é se ela tiver pseudociese (prenhez psicológica), porquê a minha. Depois dos cios, geralmente na quadra aproximada em que nasceriam os filhotes caso estivesse prenhe, ela faz tocas, adota objetos porquê filhotes e as mamas enchem de leite… Aí sim é preciso tomar alguns cuidados! Mas espero que a sua não tenha hehehe

Utilize o formulário para responder a esta pergunta